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Dúvidas Frequentes

Informe abaixo sua dúvida sobre a compra ou instalação dos Sensores ICOS e clique em Pesquisar.

 
Compra
  1. Os preços do site são atualizados?
    R.: Preços, informações, desconto e disponibilidade do material são sempre atualizados.

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  2. Qual o faturamento mínimo para venda?
    R.: R$100,00 em produtos no Comércio Eletrônico.
    Para compras diretas por e-mail, consulte setor comercial.

    Abaixo de R$499,99 em produtos:
    • Pagamento antecipado (boleto/transferência/depósito/débito online).
    • À vista no ato da coleta.
    • Cartão de crédito em até 3x sem juros!
    Acima de R$500,00 em produtos:
    • Pagamento antecipado (boleto/transferência/depósito/débito online) com 15% desconto!
    • À vista no ato da coleta com 15% desconto!
    • Cartão de crédito em até 3x sem juros!
    • A prazo 15DDL (condicionado à análise de crédito).
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    » Condições de Vendas em Compra por E-mail

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  3. Como comprar no site?
    R.: É super fácil!

    1) Clique no produto desejado;
    2) Clique no botão "Entrar na Conta";
    3) Altere a quantidade, selecione opções de frete e pagamento desejadas;
    4) Informe seu CPF/CNPJ, seus dados cadastrais e finalize.

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    » Comprar Acessório (adaptador PVC, filtro supressor, etc)

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  4. Não consigo concluir cotação/compra no carrinho, por quê?
    R.: Verifique:
    • Se selecionou forma e endereço de entrega;
    • Se selecionou forma de pagamento;
    • Se somatória dos produtos é acima de R$100,00 (faturamento mínimo);

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  5. Realizei a cotação e não ganhei 15% de desconto, por quê?
    R.: Desconto é concedido em compras acima de R$500,00 em produtos com pagamento antecipado.

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  6. Realizei cotação a prazo e desejo efetuar a compra. Como proceder?
    R.: Informando CPF/CNPJ em "Acessar Conta" no menu superior do site, você poderá reabrir sua cotação e confirmar a compra.
    (Se estiver dentro da validade de 15 dias).

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  7. É possível comprar diretamente, sem ser pelo site?
    R.: Sim, mas os preços e descontos diferem do Comércio Eletrônico.

    Solicite um Orçamento
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    » Formas de Pagamento em Compra via E-mail
  8. Por que comprar direto por e-mail não é o mesmo preço do site?
    R.: A compra por Comércio Eletrônico é automatizada e sem erros, agilizando o processo de expedição.
    A ICOS beneficia também o cliente, oferecendo menores preços e descontos.

    Portanto, comprar pela Internet é benefício para a Icos e para o cliente: todos ganham.

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  9. A ICOS possui preço diferenciado para revenda?
    R.: Distribuidores que mantêm produtos em estoque para oferecer produtos ICOS à pronta-entrega a seus clientes possuem preços e prazos diferenciados. A ICOS colabora na divulgação da loja. Conheça todas as revendas oficiais Icos.

    Quer se tornar um distribuidor autorizado? Contate-nos!

    Quer ser revenda oficial ICOS em seu comércio? Contate-nos!
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  10. Quais as revendas da ICOS?
    R.: RJ - TECNOPARTES
    Tel.: (21) 2258 8171 | (21) 7869 4293
    vendas@tecnopartes.com.br
    Rua Capitão Félix, 110 - Sala 305 - Benfica - Rio de Janeiro/RJ

    RJ - METAMORF BOMBAS
    Tel.: (21) 2404 8079
    contato@metamorfbombas.com.br
    Av Embaixador Pimentel Bransão, 313 - Bangu - Rio de Janeiro/RJ

    SC - ELETRONACIONAL
    Tel.: (47) 3145 4000
    eletro@eletronacional.com.br
    Rua Benjamin Constant, 2628 - Glória - Joinville/SC

    SP - CASA FERREIRA
    Tel.: (11) 3324-3099
    vendas@casaferreira.com.br
    Rua Florêncio de Abreu, 156/160 - Centro - São Paulo/SP

    SP Interior - CHP
    Tel.: (19) 3772-8888
    chp@chp.com.br
    Rua Benigno Ribeiro, 366 - São Bernardo - Campinas/SP

    SP Interior - HIDRONTEX
    Tel.: (11) 99919-2114
    vendas@hidrontex.com.br
    Rua Amazonas, 419 - Vila Popular - Várzea Paulista/SP

    SP Interior - INDPARTS
    Tel.: (15) 3238-9820
    vendas@indparts.com.br
    Rua Apiaí, 274 - Jd. Leocádia - Sorocaba/SP

    Obs.: os preços praticados pelas revendas podem diferir dos preços do site Icos.

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  11. Estou no estado de SP, como faço para comprar?
    R.: Pela loja virtual ICOS com coleta em Sorocaba/SP ou enviamos por Correios ou distribuidores autorizados: Atendimento Comercial
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  12. Estou fora do estado de SP, como faço para comprar?
    R.: Enviamos por Correios a todo Brasil - pronta entrega.
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Pagamento
  1. Não sou cliente do banco Itaú. Como poderei realizar o pagamento antecipado?
    R.: Escolha a opção de pagamento Antecipado - Boleto Bancário ou Débito Online.

    A mercadoria é enviada/liberada 01 dia útil após o pagamento.
    Para depósito ou DOC direto em conta, solicite dados bancários.

    Atendimento Comercial
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  2. Imprimi boleto para pagamento antecipado, porém vencimento é em 15 dias, está correto?
    R.: Sim, pois as cotações são válidas por 15 dias.

    Você poderá decidir sobre a compra e efetuar o pagamento até a data de vencimento.
    A mercadoria é enviada/coletada após o pagamento do boleto.

    Em caso de não pagamento, pedido e boleto são automaticamente cancelados.

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  3. Imprimi boleto no site, mas desisti da compra sem tê-lo pago. Como proceder?
    R.: As cotações com pagamento antecipado se tornam pedido mediante o pagamento do boleto.

    Em caso de não pagamento, boleto e pedido serão cancelados após 15 dias.

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  4. Há juros na compra com cartão de crédito?
    R.: Não! Você poderá parcelar em até 3x sem juros.

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  5. Realizei compra com cartão de crédito, mas ao final da transação exibiu mensagem de erro, por quê?
    R.: Verifique se enquadra nas mensagens abaixo:
    • Transação cancelada pelo portador do cartão. Janela pode ter sido fechada no meio da transação e posteriormente houve tentativa de realizar a transação novamente.
    • TID Duplicado. Clicado mais de uma vez no botão da cotação para pagamento com cartão de crédito. A transação é única, não podendo ser iniciada mais de uma vez. Realizar nova cotação.
    • Número de Cartão Inválido. Conferir se número do cartão informado está correto.
    • Transação Negada. Conferir se foi informado número correto do cartão e se está na validade. Se estiver correto e válido, verificar se há crédito disponível: ou o valor da compra é superior ao crédito liberado ou já foi todo consumido no mês. Se não for nenhuma das opções anteriores, conferir se o cartão está desbloqueado.
    • Cartão Inválido para essa Operação. Verificar se o cartão utilizado é de crédito.
    • Data Inválida. A data de validade informada pode estar fora do formato dd/mm/aaaa ou ser inválida.
    • Dados Inválidos na Autorização. O número do cartão, validade ou dígito verificador podem ter sido informados incorretamente.
    • Parcelamento Inválido. O banco emissor do cartão não autorizou o número de parcelamento escolhido. Deverá ser realizada nova cotação com parcelamento autorizado ? consultar essa informação com o banco emissor de seu cartão.
    • Cartão com Dígito de Controle Inválido. O número que consta no verso do cartão foi informado incorretamente.
    • Visanet Indisponível para processar a transação no momento. Problema interno do Cielo - reabrir a cotação posteriormente e refazer a operação.

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  6. Em pagamento a prazo, como é feito o pagamento?
    R.: Boleto com vencimento 15DDL acompanha a mercadoria.
    Também é enviado ao e-mail do cliente.

    Obs.: Condicionado à análise de crédito aprovada.

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  7. Realizei a cotação e não exibiu opção de pagamento a prazo, por quê?
    R.: Pagamento a prazo disponível somente acima de R$500,00 em produtos.

    Abaixo desse valor, somente pagamento antecipado (boleto, transferência, depósito ou débito online).

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  8. Realizei compra com pagamento a prazo, mas recebi e-mail informando que deverá ser pagamento antecipado, por quê?
    R.: Compras a prazo são condicionadas à análise de crédito aprovada.
    Se você recebeu esse e-mail, o setor financeiro ICOS não liberou pagamento a prazo.

    Opções disponíveis:
    • Pagamento Antecipado: ganhe 15% de desconto!
    • Cartão de Crédito: parcele em até 3x sem juros!

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  9. Há prazo de pagamento maior do que 15 dias, como 21 ou 28 dias?
    R.: Não. Recomendamos neste caso compra com cartão de crédito.

    Com cartão de crédito é possível parcelamento em até 3x sem juros!

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  10. Por que é preciso confirmar a compra quando pagamento 15 dias?
    R.: Para documentar que deseja converter a cotação em pedido.

    Em pagamento antecipado, por exemplo, a confirmação é automática ao realizar o pagamento.

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  11. Não abriu o boleto ao final da compra, por quê?
    R.: Verifique:
    • Um ou mais itens comprados podem estar com disponibilidade sob-consulta. Quando a mercadoria estiver disponível, você será comunicado.
    • Você pode ter um bloqueador de pop-up - o boleto é sempre aberto em nova aba ou janela.
    • Se escolheu pagamento a prazo 15DDL, o boleto acompanhará a mercadoria.

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  12. Como emito o boleto no site?
    R.:
    1) Clique no botão "Entrar na Conta" na página do produto desejado;
    2) No carrinho de compras, selecione a forma de entrega desejada;
    3) Selecione a opção "Antecipado ? Boleto Bancário" na forma de pagamento;
    4) Efetue o login através de seu CPF/CNPJ;
    5) Finalize sua cotação/compra e o boleto será aberto automaticamente.

    Obs.: Boleto poderá ser impresso somente em pagamento antecipado.
    Em compra a prazo 15DDL, boleto acompanha a mercadoria.


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  13. Como reimprimo o boleto no site?
    R.:
    1) Informe CPF/CNPJ no menu superior em "Entrar na Conta";
    2) Após login, acesse "Meus Pedidos";
    3) Serão exibidas suas cotações/compras;
    4) Clique no nº da cotação/compra para reimprimir seu boleto.

    O e-mail lhe enviado com sua cotação também possui link para reimpressão do boleto.

    Obs.: As cotações são válidas por 15 dias.
    Após esse prazo, não é possível reimprimir o boleto - realize uma nova cotação.


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Entrega
  1. Posso optar por Sedex10, Sedex12 ou Sedex Hoje?
    R.: Oferecemos no site as opções de entrega convencionais dos Correios com disponibilidade e valores mais acessíveis.

    Em caso de urgência, consulte-nos para saber os custos dos serviços expressos e viabilidade para seu CEP.

    Atendimento Comercial
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  2. Quando será enviado / liberado o material?
    R.: Varia conforme forma de pagamento:
    • À Vista: até 01 dia útil.
    • Boleto / Transferência / DOC: em 01 dia útil após o pagamento.
    • Cartão de Crédito ou Débito: até 01 dia útil após transação autorizada.
    • Boleto 15 DDL: até 01 dia útil após confirmação do pedido e análise de crédito aprovada.

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  3. Quando receberei minha mercadoria?
    R.: Considere o prazo dos Correios para o seu CEP (a ICOS está em Sorocaba/SP) ou a previsão de sua transportadora.

    Em caso de atrasos, verifique ocorrido com os Correios ou com a transportadora por você optada.

    Acompanhe a entrega dos Correios com o Nº de Rastreamento enviado ao seu e-mail após a expedição.

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  4. Como acompanho a entrega do material?
    R.: Você receberá e-mail com o Nº de Rastreamento e link para rastrear entrega, após sua mercadoria ser expedida.

    Clique no link do e-mail ou informe o nº do rastreamento no site dos Correios.

    Se preferir, informe seu CPF/CNPJ em "Entrar na Conta" no menu superior do site para acessar seus pedidos - clique no link de rastreamento.

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  5. Minha mercadoria ainda não foi enviada, por quê?
    R.: Verifique se está em prazo de compensação do pagamento ou em análise.

    Prazo de envio/liberação da mercadoria:
    • Boleto / Transferência / DOC: até 01 dia útil, após pagamento.
    • A Prazo 15DDL: até 01 dia útil, após análise de crédito aprovada.
    • Cartão de Crédito ou Débito: até 01 dia útil, após transação autorizada.
    Verifique se recebeu em seu e-mail rastreamento dos Correios - sua mercadoria já pode ter sido enviada.
    Para transportadora, acionamos coleta no mesmo dia - em caso de atrasos, verifique ocorrido com a transportadora que optou.

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  6. Recebi um e-mail informando que não foi possível realizar a entrega, por quê?
    R.: Por alguma razão, os Correios não conseguiram lhe entregar a mercadoria.
    (Ex.: endereço incorreto, sem acesso ao local, aguardando coleta em caixa postal).

    Se a mercadoria não for coletada rapidamente na agência de sua cidade, retornará à ICOS, gerando custo para reenvio.

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Produtos
  1. A ICOS concede amostra para testes?
    R.: Não, pois os Sensores já são o produto final (não há amostra).
    O baixo custo do Sensor de Nível viabiliza a compra para testes.

    No site, há muitas informações que permitem identificar o produto ideal antes da compra, eliminando a identificação de modelo por "tentativa e erro".

    » Folhetos Técnicos de Sensores ICOS
    » Vídeos de Sensores ICOS

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  2. Há outros produtos além dos publicados no Site?
    R.: Não. Para consultar produtos descontinuados, consulte nosso Setor Comercial para possível saldo em estoque.

    Produtos vendidos atualmente pela ICOS:

    » Sensores de Nível (chave de nível, chave bóia)
    » Sensores de Fluxo (chave de fluxo, fluxostato)
    » Acessórios (adaptador PVC, filtro supressor, etc)

    Atendimento Comercial
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  3. A ICOS fornece Sensores de outros fabricantes?
    R.: A ICOS fabrica e comercializa os próprios Sensores. 

    » Sensores de Nível (chave de nível, chave bóia)
    » Sensores de Fluxo (chave de fluxo, fluxostato)

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  4. A ICOS vende outros componentes necessários para instalação?
    R.: A ICOS oferece:

    Obs.: Demais componentes para instalação elétrica e mecânica podem ser encontrados em lojas especializadas.

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  5. A ICOS fornece também os contatores sugeridos para instalação?
    R.: Sim.

    » Dados e preços de Contator Auxiliar (mini contator).

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  6. Qual o tempo de garantia dos sensores?
    R.: Os Sensores ICOS têm garantia de 1 (um) ano, desde que instalados de acordo com as especificações técnicas constantes no folheto que acompanha o produto.

    A Icos não se responsabiliza por danos ao produto causados por ataques químicos ou instalação divergente com o folheto técnico.

    Recomendamos sempre um ensaio pelo cliente para determinar a resistência química. Leia sempre o manual do produto.

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  7. Qual é a tensão e potência máximas dos Sensores ICOS?
    R.: A tensão e potência máximas de comutação dos Sensores ICOS são:
    • 220Vac e 20VA em corrente alternada
    • 100Vdc e 20W em corrente contínua
    Todas as informações técnicas estão descritas no folheto.

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    » Aumente a Vida Útil de seu Sensor ICOS

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  8. O contato elétrico do sensor gera algum tipo de faísca?
    R.: Não, pois além do contato elétrico ser encapsulado, é totalmente livre de tensão.

    Os Sensores de Nível e Sensores de Fluxo ICOS funcionam como chave, portanto não precisam de alimentação elétrica para seu funcionamento.

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  9. Como funciona o Sensor de Nível?
    R.: O deslocamento vertical do líquido provocará no Sensor de Nível o movimento de um Flutuador Magnético que atua em um contato Reed Switch.

    Conforme abertura ou fechamento desse flutuador (contato), sabe-se o nível do líquido na altura em que o Sensor de Nível foi instalado.

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  10. Qual a diferença entre sensor de nível, chave de nível, bóia de nível, chave bóia, relé de nível, automático de nível?
    R.: Todos os produtos denominados como sensor de nível, chave de nível, bóia de nível, bóia elétrica, bóia magnética, chave bóia, relé de nível, automático de nível, eletrodo de nível ou haste de nível possuem a mesma finalidade: detectar nível de líquidos em reservatórios.

    O que varia entre eles: princípio de funcionamento, sinal de saída e preço.

    Aplicação típica de Sensores de Nível: automação de bombas e de reservatórios de líquidos.

    Embora a ICOS denomine seus produtos como Sensores de Nível, também poderão ser referenciados como chave de nível, bóia de nível ou chave bóia por realizarem automação de tanques ou reservatórios de líquidos.

    Se você possui chave de nível ou chave bóia de outro fabricante e gostaria de usar os Sensores de Nível ICOS, contate-nos para identificarmos modelo equivalente.

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  11. Onde são utilizados os Sensores de Nível?
    R.: Os Sensores de Nível ICOS são versáteis por serem utilizados em qualquer aplicação que requer controlar nível de água ou outro líquido em algum tanque ou reservatório.

    Confira abaixo alguns exemplos!

    • » Chocadeiras
    • » Câmaras Climáticas
    • » Lavadoras Industriais
    • » Kits Acadêmicos
    • » Máquinas Agrícolas, Veículos 4x4
    • » Saneamento e Tratamento de Água
    • » Climatizadores Evaporativos e Nebulizadores
    • » Geradores de Vapor, Saunas e Aquecedores
    • » Fornos Combinados, Estufa para Pães, Banho-Maria
    • » Construção Civil, Automação de Cisternas em Edifícios
    • » Bebedouros Industriais, Centrais de Água Gelada, Chillers

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  12. O Sensor de Nível mede nível do líquido no tanque?
    R.: O Sensor de Nível ICOS detecta o nível do líquido de reservatório, se o líquido está abaixo ou acima do ponto onde o sensor foi instalado.

    Geralmente, aplica-se no topo e ao fundo do tanque para sinalizar quando o nível máximo e mínimo foi atingido, mas pode ser colocado na altura que desejar, realizando um controle de nível multiponto.

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    » Vídeos de Sensores de Nível ICOS (chave de nível)

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  13. Como funciona o Sensor de Fluxo?
    R.: A passagem do fluido pelo Sensor de Fluxo provoca o deslocamento de um pistão magnético que atua sobre um contato Reed Switch.

    Ao ajustar o Sensor de Fluxo com a chave allen que o acompanha, alterará sua sensibilidade para se determinar a vazão ideal a ser detectada.

    » Vídeo de Sensores de Fluxo ICOS (chave de fluxo)
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  14. Qual a diferença entre chave de fluxo (ou de vazão), fluxostato e sensor de fluxo?
    R.: Sensor de fluxo, chave de fluxo, fluxostato ou ainda sensor de vazão são termos utilizados para referenciar peças que detectam queda ou aumento de vazão (líquido por tempo), tendo como saída um sinal ON/OFF. A ICOS é fabricante desse produto.

    Aplicação típica de Sensores de Fluxo: supervisão de lubrificação e de refrigeração.

    Embora a ICOS denomine seus produtos como Sensores de Fluxo, também poderão ser referenciados como chave de fluxo, sensor de vazão ou fluxostato por realizarem detecção de vazão de líquidos.

    Se você possui chave de fluxo ou fluxostato de outro fabricante e gostaria de usar os Sensores de Fluxo ICOS, contate-nos para identificarmos modelo equivalente.

    » Modelos e Preços de Sensores de Fluxo ICOS (chave de fluxo)
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    » Vídeos de Sensores de Fluxo ICOS (chave de fluxo)

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  15. Qual a diferença entre medidor de fluxo (ou de vazão), fluxômetro e indicador de fluxo?
    R.: Medidor de fluxo, medidor de vazão, fluxômetro e indicador de fluxo são termos utilizados para instrumentos que medem quantos litros passam em uma tubulação. Os indicadores costumam ter visor com o resultado da medição, e os demais costumam retornar um valor analógico.

    A ICOS NÃO fabrica esse tipo de produto, mas é fabricante de Sensores de Fluxo, também conhecidos como chave de fluxo, sensor de vazão ou fluxostato, tendo como saída um contato SPST On/Off.

    Aplicação típica de Sensores de Fluxo: supervisão de lubrificação e de refrigeração.

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  16. Onde são utilizados os Sensores de Fluxo?
    R.: Os Sensores de Fluxo ICOS são diferenciados por permitirem ajustar na própria peça a vazão ideal a ser detectada por aplicações que requerem monitoramento de fluxo de líquidos.

    Confira abaixo alguns exemplos!


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  17. O Sensor de Fluxo mede vazão?
    R.: Não, o Sensor de Fluxo ICOS tem a função de detectar se há vazão de líquido na tubulação, sinalizando por saída On/Off.

    Os Sensores de Fluxo ICOS permitem ajuste de sensibilidade conforme sua vazão, se deseja detectar baixa ou maior vazão do líquido.

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Instalação
  1. É necessária a utilização do Filtro Supressor na instalação elétrica?
    R.: A utilização do Filtro Supressor ICOS K8 em circuitos AC ou Filtro Supressor ICOS KD em circuitos DC aumenta a vida do contato elétrico, melhorando o desempenho da comutação.

    » Filtro Supressor K8 para AC
    » Filtro Supressor KD para DC
    » Como instalar Sensor + Contator + Filtro Supressor

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  2. Por que instalação do Sensor em longas distâncias requer atenção especial?
    R.: Cabos de ligação com distâncias geram o efeito físico capacitância e, dependendo do cabo utilizado, pode afetar o contato elétrico do Sensor.

    Utilizar resistor em série com o Sensor ou instalação em baixas tensões (ex.: 24Vdc) protege o contato, eliminando o problema.

    » Como Utilizar Resistor para Proteger o Contato Elétrico do Sensor

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  3. A potência de meu contator é inferior a 20W, mas houve dano ao contato elétrico, por quê?
    R.: Contatores possuem:
    • Potência de "arranque": consumo da bobina na ligação.
    • Potência permanente: de trabalho.
    A potência de arranque sempre será superior à potência permanente, e recomendamos que ambos valores de potência devam ser inferiores a 20W para que o contato elétrico do sensor não seja prejudicado. Leia sempre o manual de seu contator.

    » Contatores Auxiliares Recomendados para Sensores ICOS

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  4. Por que devemos instalar um resistor em série com o sensor em longas distâncias?
    R.: O resistor amortece o pico de tensão causado pela capacitância dos cabos e das entradas de dispositivos eletrônicos.


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  5. Por alguns momentos o contato elétrico de meu sensor permanece ligado (on) quando deveria estar desligado (off) , porém depois de um período volta ao normal. Por quê?
    R.: Verifique:
    • Se a carga que o Sensor está acionando ultrapassa 20W de potência.
    • Se for contator, a potência de "arranque" da bobina também deve ser inferior a 20W.
    • Se for relé temporizador, utilize sempre um resistor em série na ligação.
    » Contatores Recomendados para Sensores ICOS
    » Resistor em Série para Acionamento de Temporizador

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  6. Posso ligar o Sensor diretamente a uma bomba?
    R.: Não, a potência de comutação de todos os Sensores ICOS é máxima de 20W, é necessário sempre 1 Contator Auxiliar (ou outro acionamento intermediário).

    Leia sempre o manual do equipamento eletrônico: em alguns contatores, a potência de arranque ultrapassa 20W, danificando o Sensor.

    » Contatores recomendados para Sensores ICOS
    » Acionamento de temporizador, relé, CLP...
    » Acionamento de lâmpadas e cargas indutivas
    » Acionamento a longas distâncias

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  7. Posso usar Sensor ICOS em produtos químicos?
    R.: É inúmera a quantidade de produtos químicos existentes, o que impossibilita a ICOS de realizar ensaio em todos.

    Recomendamos aquisição de uma peça para ensaios pelo próprio cliente, por possuir maiores conhecimentos do produto químico em questão (Sensores de Nível possuem baixo custo, viabilizando compra para testes).

    Normalmente, o plástico Polipropileno (PP) possui maior compatibilidade química, sendo o mais indicado para ensaios.
    Modelos fabricados em PP:

    » Sensor de Nível LA26M-40 (fixação por porca+arruela)
    » Sensor de Nível LA22N-40 (fixação por rosca 1/2"NPT)
    » Sensor de Nível LC26M-40 (vertical, nível máximo e mínimo)

    ATENÇÃO: a Icos não confirma compatibilidade com nenhum produto químico - a aprovação é responsabilidade exclusiva do cliente a partir de ensaios.

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  8. Posso utilizar em carro os Sensores ICOS?
    R.: A ICOS possui um modelo indicado para reservatório de radiador: Sensor de Nível LF122E-40.

    » Utilizando Sensor de Falta de Água em Reservatório do Radiador
    » Aplicação: Sensor de Nível em Land Rover (Veículos 4x4) e Máquinas Agrícolas

    Antes de instalar, sempre confira as dimensões de seu tanque e do Sensor Icos.

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  9. Posso utilizar Sensor de Nível ICOS em aquário?
    R.: Não. Os Sensores de Nível ICOS não são recomendados para uso em aquários, pois são projetados apenas para aplicações industriais.

    Aplicações em aquários possuem características especificas que não foram incluídas no projeto do sensor, o que pode comprometer a vida útil do sensor.

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  10. Posso usar o Sensor de Fluxo em gás?
    R.: Os Sensores de Fluxo ICOS são ensaiados e indicados para líquidos.

    Entretanto, alguns clientes utilizam em gás sem relatos de problemas. Porém, a ICOS não se responsabiliza por algum dano em consequência da utilização em gás, já que ensaiamos e indicamos para líquidos.

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  11. Posso utilizar o Sensor ICOS com Arduino?
    R.: Sim! Na verdade, você pode utilizar os Sensores de Nível ou Sensores de Fluxo ICOS com qualquer dispositivo/equipamento eletrônico: os Sensores ICOS fornecerão a você um sinal ON/OFF, ou seja, sinal de ligado ou desligado ("1" ou "0") quando houver presença/ausência de líquido.

    Use o sinal ON/OFF do Sensor como entrada em seu Arduino, CLP, etc e realize sua automação como desejar!

    » Sensores de Nível (chave de nível, chave bóia)
    » Sensores de Fluxo (chave de fluxo, fluxostato)
    » Recomendações para Instalação de Sensores ICOS

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  12. Posso utilizar Sensor ICOS em automação residencial?
    R.: Os Sensores ICOS são desenvolvidos para uso industrial.

    Se instalados por um profissional de eletrônica/automação seguindo o manual do produto, os Sensores ICOS podem ser usados em automação predial.

    » Controle de Nível em Edifícios Abastecidos por Cisterna
    » Automação Predial: Reúso de Água com Sensores de Nível ICOS

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  13. A ICOS realiza o projeto e a instalação dos Sensores?
    R.: Não, a especialidade da ICOS é fabricar e fornecer Sensores para automação.

    Para efetuar a instalação, há empresas prestadoras de serviço de automação (ou por um técnico mediante as instruções do manual do produto).

    » Manuais e Folhetos Técnicos de Sensores ICOS

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  14. A ICOS oferece suporte na implantação de sistema de reúso de água?
    R.: Não, o intuito da animação e do documento informativo sobre automação predial é sugerir que nossos sensores podem ser utilizados nesse tipo de automação, porém toda a montagem deverá ser feita por uma empresa especializada, prestadora de serviços em engenharia ambiental.

    » Modelos e Preços de Sensores de Nível ICOS (chave de nível)
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    » Vídeos de Sensores de Nível ICOS (chave de nível)

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